Navegando neste Tópico:   1 usuários anônimos

IES para download e discussão.
Veterano
Cadastrado em:
20/11/2009 18:47
De cafelandia - PR - Brasil
Grupo:
Usuário
Eu sei que isso é assunto de bastante discussão no site, e que tem alguns posts sobre as mesmas, só que eu acredito que nenhum voltado diretamente para o "download" dos arquivos IES propriamente ditos !!! Então eu estou criando esse topico nos "renderizadores em geral", porque eu sei que não é só o KT ou só o Vray(1.48.^) que trabalha com .IES, e tambem o posto para que se alguem conhecer algum site que tenha os arquivos IES para download poste aqui, e tambem para a discussão do uso das mesmas em cada renderizador que as utiliza.
Bem, eu começo postando um site que acabei de ver, Philips IES , GE e Metalumen .

abrass galera, espero estar ajudando. . .

Enviado em: 21/6 17:05

Re: IES para download e discussão.
Moderador
Cadastrado em:
15/6/2006 11:45
De Porto Alegre - RS - Brasil
Grupo:
Usuário
Noticias
Marlon, muito obrigado pela sua dica, compartilhar informações e conhecimentos são sempre bem vindos,
valeu
abraços.

Enviado em: 22/6 8:55

Iniciante
Cadastrado em:
21/7 0:32
Grupo:
Usuário
O que exatamente é um IE?

Enviado em: 23/7 12:39

Veterano
Cadastrado em:
Grupo:
Usuário
Eu só vou colar o que o Lexqui disse nesse topico aqui.

"Fala aí, pessoal.

Bem, vou tentar esclarecer uma pequena confusão. IES, na verdade, não é uma luz. IES (Illumination Engeneering Society) é um padrão de arquivo digital que contém, em formato ASCII, a medição da distribuição da luz (a intensidade dela e a sua "forma"). Ou seja, os fabricantes de lâmpadas criam estes arquivos '.ies' para divulgar o comportamento da sua lâmpada, numa espécie de gráfico, que pode ser visto em um visualizador de arquivos IES. Assim, pode-se saber o tipo de efeito que ela pode dar ao ambiente.

http://www.cgarena.com/freestuff/tutorials/max/ieslights/

O link acima é interessante. Explica o que acabei de falar.

Portanto, não é que luz IES seja uma dicróica. As dicróicas é que possuem arquivos IES. E toda lâmpada pode ter seu arquivo IES.

E qual a vantagem das IES para os renders? Bem, é simples. O VRay, por exemplo, até o lançamento desta última versão, não suportava IES. Então, era necessário criar alternativas para simular os formatos de sombra projetadas pelas lâmpadas dicróica, PAR, enfim, lâmpadas que são usadas em projetos luminotécnicos. O Andeciuala criou uma boa técnica pra essa simulação, hoje já bem divulgada.

A vantagem das IES é que você não precisa criar mapas de opacidade ou ficar buscando formas de simular o desenho das sombras que determinada luz produz na parede, ou no piso, enfim. Basta associar a luz a um arquivo IES e ela se comporta exatamente como na vida real. Com as luzes IES é possível atingir resultados convincentes e bonitos.

Ainda não testei o novo VRay, mas acredito que ele não vá decepcionar. Também não sei informar do impacto das IES no tempo de render.

Enfim, espero ter conseguido tirar as dúvidas, ok? Ah, e os fabricantes fornecem os arquivos para download. É só procurar por aí e partir pro abraço, beleza?

Valeu!"

Abraços

Enviado em: 23/7 12:42

Veterano
Cadastrado em:
10/11/2008 15:28
De Rio de Janeiro
Grupo:
Usuário
Boa Noite,

O kerkythea tem suporte ao arquivo .IES e estes podem ser baixados gratuitamente no site www.kerkythea.net e podem até servir para o V-ray também já que agora ele também suporta essa extensão. Tem gente que faz das duas formas, com mapa de opacidade e sem eles usando diretamente o arquivo IES. Não sei os outros renderizadores, mas no kerkythea não altera em nada o tempo do render quando é colocado o arquivo IES, agora se colocar material de auto luminância com mapa de opacidade aí sim altera e muito o tempo de renderização e acredito que isso também deva acontecer com os outros renderizadores.

Vo baixar essas IES destes links q o marlon postou pra ver como são.

Grande Abraço!

Enviado em: 23/7 19:47

Iniciante
Cadastrado em:
21/7 0:32
Grupo:
Usuário
Como consigo aplicar essas IEs no Vray? Já tentei dar este efeito na iluminação diversas vezes de diversos modos, porém não consegui até agora. Grato.

Enviado em: 28/7 19:58

Veterano
Cadastrado em:
Grupo:
Usuário
qual o seu Vray ?

Enviado em: 28/7 21:28

Você pode ver os tópicos.