Navegando neste Tópico:   1 usuários anônimos

(1) 2 3 »

#1 Padrões de Construção/Arquitetura
sonnekonig Enviado em: 19/9/2008 0:56
Fala galera
Eu há um tempo venho mexendo com o SketchUp quando me sobra um tempinho, o fórum desde o começo me ajudou muito, mas tem uns assuntos off-topic que eu acho que seria muito interessante ter
Já que pelo que percebo (e comigo também é assim), todo mundo que está começando, ou faz formas sem "utilidade", apenas para familiarizar-se com as ferramentas, ou começa com algum projeto de casa, ou coisas mais simples
Eu já algumas vezes comecei a fazer o que seria a casa que quero construir, mas me deparo com dúvidas que não tem nada a ver com o programa e acaba por me desanimando de continuar
Caso tenha algum arquiteto, engenheiro, ou alguem que entenda um pouco mais desse tipo de coisa, acho que seria interessante fazer um guia pra galera, com padrões de construção
Vou por algumas das dúvidas que eu tenho, e peço que quem tiver outras também fale neste topic, ou mesmo alguem que saiba responder, que "adicione" outras coisas que também ache importante

- altura de um degrau
- largura x altura de uma porta
- altura de uma janela (do chão até aonde começa)
- altura de um andar
- altura de mesas e cadeiras
- altura de camas e sofás
- altura de pias e balcões
- largura de uma parede

espero que seja uma idéia válida :)
obrigado

#2 Re: Padrões de Construção/Arquitetura
POLISZUK Enviado em: 19/9/2008 6:32
altura do degrau varia eu sempre uso entre 17 a 18 cm mas tem uma regra padrão para determinar a altura (duas vezes o espelho + o patamar tem de ficar entre 60 e 65 cm.)

largura da porta banheiros 0.70 cm demais dormitórios 0.80 e em alguns casos 0.90 e banheiro de deficientes 0.90 e altura de 2.10 m

altura de uma janela varia sempre termino ela com 2.10 metros de altura pois aproveito a cinta de amarração que geralmente peço para passarem em minhas obras nesta altura , em relação ao peitoril geralmete eu uso em salas 1.00 m com altura da janela de 1.10m , banheiros peitoril que uso é de 2.25 m altura de 0.60 pois geralmente uso um pé direito de 3.00 metros assim ela fica entre as duas amarrações para que vc calcule o tamnho de janela que vc deve por em seu ambiente existe uma lei no código sanitário que viabiliza isto (lá vc vai ver que geralmente ambientes que não servem tanto para leitura e estudo pedem 1/8 da área do ambiente em iluminação mas da uma olhada no código, na cozinha deixo peitoril de 1.10 metros e altura de 1.00 devido à pia

a altura de um andar que seria p pé direito varia se~eu não me engano não pode ser inferior a 2.60 metros geralmente se usa 3.00

em relação a móveis não sou o mais indicado, mas tem gente aqui no fórum que vai te ajudar

pias com 0.85 m e balcões com 1.10m ou 1.15m

largura da parede ser for de 1 tijolo (geralmente divisas) 0.25m internas(geralmente divisões) 0.15M

espero ter ajudado

#3 Re: Padrões de Construção/Arquitetura
irandir Enviado em: 19/9/2008 9:08
Sonnekonig, ótima idéia a sua, deveríamos sim ter um tópico desse, mas enquanto isso não acontece, consulte um livro chamado DIMENSIONAMENTO EM ARQUITETURA, autor Emile Pronk, 2ª edição, Ed. Universitária, UFPB. (Universidade Federal da Paraíba).

Nesse livro são abordados itens como composição, proporção e claro vários dimensionamentos. É barato e totalmente ilustrado, vais gostar.

#4 Re: Padrões de Construção/Arquitetura
arqpadao Enviado em: 19/9/2008 11:52
ola pessoal
retificando e ratificando algumas questões expostas.
- Cada prefeitura tem seu Código de Obras (umas copiam de outras) onde são estabelecidos os padrôes de contrução.
- As escadas além de vários outros parâmetros tem como base a fórmula de Blondel, que diz: 63cm <(2h+b)< 64 cm.
Quer dizer que duas vezes a altura + a base devem estar entre 63 e 64 cm.
- Peitoril de uma janela (parte de baixo), uma boa altura deve estar entre 90 cm e sua verga (parte de cima) em torno de 230 a 240 cm.
- Alturas de um pavimento (ver código de obras de sua região). Aqui uma opção em função da necessidade do projeto.

Clique para ver a imagem original em uma nova janela

- Altura de mesa de refeições e de trabalho em torno de 74 cm
- Cadeiras o assento deve estar em torno de 44 cm.
- Observe você sentado, a dobra do joelho deve ser de 90 graus.
- Camas também devem estar nessa altura, os "box" são normalmente mais altos, e os colchões para idosos devem ser mais altos também.
- Balcões de trabalho na cozinha deve estar em torno de 90 cm. E os armários áereos a 150 cm do piso.
- De bar em torno de 110 cm.
- Distribuam de forma triangular os equipamentos: fogão/pia/geladeira. imaginem você usando a cozinha, ela deve ser prática e funcional. Nem sempre o que se vê nas revistas funcionam, elas são mais cenográficas. Cozinas abertas são bonitas mas não práticas no dia a dia.(cheiros e fumaças).
- Sempre que fizer uma casa observe que o piso interno deve ser mais alto que o externo variando de 10 a 15 cm.
- Os beirados dos telhados variam com o estilo construtivo, as casas normalmente tem um beirado de 80 a 100 cm, podendo ser tamb´m curtos de 50 a 80 cm . Isso varia de região para região, assim como a inclinação do telhado varia de regiões mais frias para as mais quentes. Esta relaciaonado com a chuva, neve, ventos, localização geográfica (serra - praia). etc.
- Uma dica para quem não é arquiteto ou engenheiro, na hora de modelar uma casa, observem como as casa são construidas, a observação enrriquece seus conhecimentos.
até

#5 Re: Padrões de Construção/Arquitetura
torak Enviado em: 19/9/2008 15:40
Olá pessoal tudo beleza?
Então para as pessoas q tem duvidas sobre medidas e outras coisas vcs podem comprar um livro chamado neufert ( a arte de projetar em arquitetura) o bom é q ele é em portugues.

Esse livro tem medidas e outras coisas bem interessantes.
Espero ter ajudado

#6 Re: Padrões de Construção/Arquitetura
sonnekonig Enviado em: 20/9/2008 13:35
muito obrigado a todos que já tem respondido, lembrei de mais uma "dúvida" em relação a esses padrões: garagem
quais as medidas mínimas para uma garagem?

obrigado!

#7 Re: Padrões de Construção/Arquitetura
arqpadao Enviado em: 20/9/2008 14:14
Citando:

sonnekonig escreveu:
muito obrigado a todos que já tem respondido, lembrei de mais uma "dúvida" em relação a esses padrões: garagem
quais as medidas mínimas para uma garagem?

obrigado!

Um tamanho padrão que se usa por aqui é de 2,40x5,00m.

#8 Re: Padrões de Construção/Arquitetura
Marcos-on-line Enviado em: 21/9/2008 22:17
Muito bom esse tópico, as respostas foram de grande impotância.

Valeu pessoal!

#9 Re: Padrões de Construção/Arquitetura
arqpadao Enviado em: 30/5/2009 19:55
Um detalhe de lareira...

Clique para ver a imagem original em uma nova janela

#10 Re: Padrões de Construção/Arquitetura
phmeier Enviado em: 30/5/2009 20:27
Po maneiro mesmo !! Agora existem varias variações. . digo isso por causa das observações que fiz em casa que morei e na que moro e em casa que visito costumo observar muito as coisas principalmente agora com o sketchup ! essas medidas são padrões correto? Mas nada impede de mudar. .. ou existem regulamentações minimas e maximas? por medidas de segurança e tal?

Por exemplo ond eeu estou , tem um parede de uns 8 metros mais ou menos e o teto tem um caimento de uns 2,80 para uns 2,60 . essa parede comporta uma porta e dois janelões em que a janela fica no maximo a 40 cm do chão e uns 15 do teto e as janelas e a porta são separadas por um vão de mais ou menos 10 cm tb. Ou seja janela enormes . Eu vou muito de medir as coisas na hora de criar. .ou seja.. quero um armario para a sala. tiro medidas de alguns moveis que tenh o aqui e monto de acordo com a necessidade e por assim vai !! Sites de moveis tb são uma referencia !
Agora quanto a aspectos arquitetonicos como niveis ideiais e etc .. isso só pegando essas informações mesmo !!!

(1) 2 3 »

Você pode ver os tópicos.